Pesquisar no site


Contactos

Magnetic.waves.com

E-mail: andre_rua_cruz@hotmail.com

Aspetos Históricos

31-05-2013 21:00

Projeto

MEDEA é o nome de uma figura da mitologia Grega universalmente divulgada pela tragédia homónima, escrita por Eurípides (480 BC-406 BC). Contudo, no presente contexto é o acrónimo para designar um projeto, dinamizado pela SPF e patrocinado pela REN, realizado por alunos de várias escolas secundárias do País e que visa medir o campo elétrico e magnético no meio ambiente.

Campo magnético e Campo elétrico.

Os estudos a respeito da eletricidade estática, criadora dos campos elétricos, remontam a Tales de Mileto O filósofo e estudioso da natureza descreveu o fenómeno que consiste em uma barra de âmbar (seiva petrificada) que atrai pequenos objetos depois de esfregada com uma pele de coelho. No quotidiano, é o mesmo que esfregar uma caneta de plástico (material isolante) contra um pano ou o próprio cabelo. Em ambas as situações, o objeto fica eletricamente carregado.

Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, ou por sistemas delas. Quando colocadas num campo elétrico, cargas elétricas colocadas estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.

Uma citação de Plínio feita por Lucrécio leva muitos a considerar que descoberta da magnetite terá sido feita cerca de 900 a. C. na região de Magnésia, na Ásia Menor. De acordo com Plínio, um pastor chamado Magnes, ao passar sobre um campo de rochas pretas, terá perdido os pregos das sandálias e a ponta de ferro do seu cajado, que terão sido atraídos pelas rochas. As rochas seriam constituídas por magnetite e ao efeito atrativo que exerciam foi dado o nome de magnetismo, por associação com o nome do pastor. Os minérios que possuem este poder de atração são chamados magnetes ou ímanes naturais.

No entanto, apesar desta citação, o conhecimento da magnetite e do ferro meteórico com características magnéticas terá existido na China desde cerca de 4000 a. C., servindo para construir instrumentos rudimentares de orientação.

Existe um campo magnético sempre que, numa determinada região, se faça sentir a ação de uma fonte magnética, como, por exemplo, os ímanes ou cargas em movimento.