Pesquisar no site


Contactos

Magnetic.waves.com

E-mail: andre_rua_cruz@hotmail.com

Existência de campos magnéticos e campos elétricos

31-05-2013 21:02

Existência de campos elétricos e magnéticos

Existe um campo magnético sempre que, numa determinada região, se faça sentir a ação de uma fonte magnética, como, por exemplo, os ímanes ou cargas em movimento.

O campo magnético é uma grandeza vetorial que está associada à maior menor força que é exercida sobre magnetes ou objetos ferromagnéticos . A unidade SI de campo magnético é o tesla em homenagem a Nikola Tesla (1856-1943), um físico croata, naturalizado norte-americano.

O tesla é uma unidade muito grande para os valores do quotidiano. A intensidade do campo magnético da Terra varia entre os 30 μT e os 70 μT. Os magnetes utilizados em aplicações tecnológicas, como a Ressonância Magnética Nuclear (RMN), usada em Medicina, podem chegar aos 2T, mas nesses casos existem avisos da intensidade do campo magnético para alertar, por exemplo, pacientes cardíacos que usem pacemakers. A partir dos 8 T, os campos magnéticos começam a ser nocivos para o metabolismo.

Um campo elétrico, cuja unidade no Sistema Internacional é o volt por metro (V/m), é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (eletrões, protões ou iões) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.

A humanidade está imersa em campos elétricos e magnéticos, tanto devido ao seu desenvolvimento tecnológico como à sua existência à superfície da Terra, que possui um campo magnético próprio.